top of page

Sobre o mês da Juventude e Adolescentes

Essa é a sua A IDBJOVEM se dedica exclusivamente ao ministério com os adolescentes e jovens, visando fortalecer sua fé, desenvolver seus talentos e capacitá-los para servir a Deus e à sociedade de maneira significativa. Sabemos que é no período da adolescência e juventude que ocorrem descobertas, questionamentos e sonhos. É a fase que busca encontrar seu propósito na vida e fazer a diferença no mundo ao seu redor. É nesse cenário que nasce o mês da juventude, pensando em fortalecer todas essas características que são inerentes aos jovens e adolescentes.

Neste ano, o tema central do Mês da Juventude será a: Vocação ministerial. Através de estudos bíblicos,
palestras, workshops e momentos de adoração, os jovens serão desafiados a refletir sobre sua identidade
cristã e a explorar as diversas formas de servir a Deus e ao próximo. O foco estará na descoberta do chamado
específico de cada jovem e adolescente, na identificação dos talentos e habilidades que Deus lhes concedeu
e na compreensão de como podem aplicar esses dons no ministério.

Vocação Ministerial

Porque escolhemos este tema?

O Bispo Bruno Tomaz, nosso então Diretor Nacional de Jovens, Adolescentes e Discipulado da Igreja de Deus no Brasil,
desempenha um importante papel na liderança e direcionamento dos jovens. Motivado pela sua experiência, observou em suas inúmeras viagens pelo Brasil, ministrando para jovens, a presença de inúmeros jovens talentosos e vocacionados que precisam ser direcionados. Sua escolha do tema "Vocação Ministerial" para o Mês da Juventude vai de encontro com sua visão e convicção sobre a importância desse assunto reflete sua dedicação em direcionar e capacitar os jovens para descobrirem e seguirem o chamado de Deus em suas vidas e seu desejo em ver os jovens desenvolvendo seus dons, liderando com excelência e fazendo a diferença no mundo através do serviço ministerial. Sua escolha é motivada pela visão de um futuro onde os jovens e adolescentes são protagonistas na propagação do evangelho e no crescimento saudável da igreja. Sendo assim para que a vocação Ministerial seja desenvolvida de maneira completa é preciso se ater a quatro pilares fundamentais que vão nortear esse tema:
1. Orientação espiritual: Como líder espiritual busca-se guiar os jovens em sua jornada de fé e discernimento vocacional.
Reconhecendo que a descoberta da vocação ministerial é um processo vital para os jovens, pois os ajuda a alinhar seu chamado divino com seus dons, talentos e paixões pessoais. Dessa forma busca oferecer orientação e apoio nesse processo de discernimento.
2. Identificação de talentos: despertar e identificar esses talentos, incentivando-os a desenvolverem suas habilidades e potenciais no serviço a Deus e à comunidade.
3. Preparação de líderes: A importância de formar líderes jovens comprometidos com a missão da igreja está intrinsecamente ligada ao papel de liderança e serviço na comunidade de fé, logo é preciso preparar os jovens para assumirem responsabilidades ministeriais, capacitar com as ferramentas necessárias para liderar e impactar suas igrejas locais e serem atuantes na sociedade.
4. Impacto na próxima geração: Os jovens são agentes de mudança e têm o potencial de influenciar positivamente a sociedade. Ao enfatizar a vocação ministerial, podem se tornar líderes transformadores, comprometidos com os princípios e valores do evangelho, capazes de impactar suas comunidades e gerações futuras.

bottom of page